ROTEIRO DE 10 DIAS EM FERNANDO DE NORONHA

Lugar indescritível, desejo de muitos e ao alcance daqueles que se planejam, Fernando de Noronha/PE é apaixonante.

1º Dia

Existem poucos voos diários para Fernando de Noronha, possivelmente você chegará com pelo menos meio dia “perdido”, restando apreciar o primeiro pôr do sol. Nosso avião pousou por volta de 15h30, utilizamos o transfer oferecido pela Pousada, trocamos de roupa e decidimos aproveitar o entardecer no conhecido Bar do Cachorro, na Vila dos Remédios.

A grande maioria das pousadas localizam-se na Vila dos Remédios, Vila do Trinta e Floresta Nova, possibilitando ir a pé ao Bar do Cachorro. Ambiente ok, atendimento razoável, música ao vivo com saxofone belíssima e entardecer inesquecível.

Optamos por comer somente petiscos no Bar do Cachorro e jantar no Cacimba Bistrô, também na Vila dos Remédios. Este restaurante surpreendeu em todos os aspectos, o atendimento foi muito bom, a comida saborosíssima e o próprio chef Auricélio Romão respondeu a diversas curiosidades sobre a ilha.

Neste dia também realizamos a retirada do cartão do Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha, que já havíamos adquirido pela internet (http://www.parnanoronha.com.br), o qual dá acesso à Praia do Sancho, Baía dos Porcos, Praia da Atalaia, Baía dos Golfinhos, Baía Sueste, Praia do Leão, ou seja, para se locomover na ilha você vai precisar deste cartão. Você pode retirá-lo em três pontos, nós retiramos no Quiosque da praça Flamboyant, que fica aberto diariamente das 8h às 22h.

2º Dia

Sempre que conhecemos um lugar novo gostamos de no primeiro dia – inteiro – fazer um city tour ou algo do gênero para no situarmos nas direções e localizações.  Em nossa primeira vez no paraíso optamos por fazer o ilha-tour e adoramos.

Como estávamos em dois casais fechamos um ilha-tour privativo, o que foi ótimo pois possibilitou fazermos tudo no nosso ritmo. O guia nos pegou às 9h e nosso primeira parada foi na Praia do Sancho, eleita a mais bonita do mundo por duas vezes, realmente merece o título. Aproveitamos para bater muitas fotos nos mirantes com o cabelo ainda seco, pois logo descemos a escada que dá acesso à praia e realizamos o primeiro snorkel em Noronha, ali já foi possível visualizar muitos peixes coloridos e tartarugas.

Depois de uma hora mais ou menos saímos da Praia do Sancho e fomos à Baía Sueste onde novamente fizemos snorkel, é necessário o uso de colete salva-vidas que pode ser alugado (R$6,00 – agosto/2016) no local. Ali avistamos dois tubarões, diversas tartarugas e muitos peixes.

Após, fomos ao Mirante do Leão, Buraco da Raquel, Museu do Tubarão, onde é possível fazer diversas fotos divertidas com as esculturas que lá se encontram e na Capela de São Pedro, próxima ao Porto de Santo Antônio.

Principais pontos de Fernando de Noronha desvendados, almoçamos em local indicado pelo guia, Restaurante Delícias da Ná, a comida estava ok e o ambiente rústico bonito, contudo, nos decepcionamos por ser ao lado da nossa pousada. Penso que poderíamos ter ido a um local de frente para o mar e de mais difícil acesso, aproveitando que neste dia estávamos com o buggy do guia. A próxima parada foi a Praia da Cacimba do Padre, local de grandes ondas para o surf de dezembro à março, como era agosto o mar estava uma grande piscina. No canto esquerdo, de frente para o mar, da Praia da Cacimba do Padre tem uma pequena trilha que dá acesso à Baía dos Porcos, lá fizemos mais snorkel e avistamos uma linda raia.

O pôr do sol seria no Forte do Boldró, mas acabamos nos sentando nas pedras da trilha entre a Baía dos Porcos e a Praia da Cacimba do Padre, e assistimos a um belíssimo pôr do sol com vista para o cartão postal Morro Dois Irmãos.

O Projeto Tamar em Fernando de Noronha realiza palestras no Centro de Visitantes todos as noites às 20:00, fomos assistir a palestra sobre Tubarões, mesmo cansados o palestrante conseguiu prender nossa atenção por 1h, pois além do assunto ser interessante tudo é falado e mostrado de uma forma bem dinâmica.

Exaustos, jantamos na Pizzaria na Moita que se localiza na Vila do Trinta, bem próxima à pousada em que nos hospedamos, pizza com massa bem fina, recheio de qualidade, local agradável e atendimento bom.

3º Dia

Somos mergulhadores credenciados OPEN WATER DIVER e sem dúvida se Noronha é linda fora da água é nas profundezas do mar que um novo mundo surge. No terceiro dia optamos por realizar nosso primeiro mergulho com a Sea Paradise e foi lindo, pudemos avistar uma moréia-verde, polvo, tartarugas, peixes de todos os tamanhos e cores.

Se você não é credenciado, não há melhor oportunidade para realizar o batismo, o casal que nos acompanhou fez com a Sea Paradise e adorou, não vá embora de Noronha sem realizar ao menos um mergulho de cilindro.

Almoçamos na barraca da Tia Regina, na Praia do Porto, o local é desses pé na areia e simples, muito barato comparado ao preço de Noronha e a comida é muita boa mesmo, o único porém é o atendimento realizado pela própria dona e irmã dessa. Vá ao local e não pergunte nada, atenha-se ao cardápio e tudo ficará bem.

Passamos o restante do dia na Praia do Porto fazendo snorkel, local riquíssimo em quantidade de peixes, pois possui dois naufrágios.

O local escolhido para o pôr do sol foi o Restaurante Mergulhão, o qual tem uma vista privilegiada para o a Praia do Porto, embora o local seja muito bonito o atendimento deixou a desejar, não voltaríamos.

4º Dia

Além da infinitude do mar azul, Noronha também é conhecida por belíssimas trilhas e paisagens. No quarto dia realizamos a Trilha do Abreus, a qual exige prévio agendamento na ICMBio, e tem horário de abertura e fechamento, atente-se a essas informações.

Como realizados essa trilha sem guia, pegamos um táxi da pousada até o início da trilha, depois que você está ali não tem erro, é só seguir as indicações e apreciar o belo caminho que dá vista para o “mar de fora”. Andamos aproximadamente uns vinte minutos, passando inclusive por um mini rapel até chegar as encantadoras piscinas naturais.

Almoçamos no restaurante Flamboyant, na Vila dos Remédios, que serve comida em buffet, sendo ótima opção para economizar e depois aproveitamos o restante do dia na Praia do Cachorro e da Conceição.

Novamente assistimos a palestra do Projeto Tamar, desta vez o tema era sobre a história de Fernando de Noronha e novamente fomos surpreendidos com muitas informações interessantes.

O jantar foi no Varandas, restaurante do Chef Auricélio Romão, que é tão maravilhoso quanto o outro. Embora neste dia o restaurante estivesse apresentando uma falha na energia, o gerente do local fez questão de nos atender. Local muito bem decorado, atendimento excelente, comida excepcional, recomendamos.

5º Dia

No quinto dia realizamos a trilha Atalaia Longa, também exige prévio agendamento na ICMBio e necessita de guia. A trilha se inicia na Vila do Trinta e termina próximo ao Museu do Tubarão e a Praia do Porto, possui quase 4km de percurso, duração de 4h aproximadamente – vai depender do ritmo do seu grupo –, e dá acesso a três piscinas naturais lindas. Esta trilha possui uma paisagem incrível – ouso dizer que foi o dia das fotos mais bonitas da viagem -, o final a trilha ocorre por cima de pedras vulcânicas o que requer uma disposição extra e muita atenção.

Após a trilha, paramos no Museu do Tubarão para repor as energias comendo um delicioso tubalhau – mistura de carne de tubarão com bacalhau –, não é nada espetacular, mas vale a pena a experiência.

Almoçamos novamente na Barraca da Tia Regina e após acompanhamos a captura intencional de tartarugas que é realizada pelo Projeto Tamar as 2º e 5º feiras na Praia do Porto. A captura é realizada para marcação, acompanhamento e pesquisa desses animais.

Como a noite choveu muito acabamos pedindo uma pizza na pousada mesmo.

6º Dia

Realizamos a Trilha Morro de São José, que é uma das ilhas secundárias que fazem parte do Arquipélago Fernando de Noronha, fica próxima à Ilha Rasa. Esta trilha também precisa de prévio agendamento na ICMBio e não precisa de guia, mas recomendamos ir com guia. O início é próximo da Praia do Porto, na ponta Air France, esta trilha é um pouco diferente das demais, porque ela ocorre essencialmente a nado, somente no início e final é necessário andar um pouco sobre pedras, o que a torna muito especial pois você vai nadando e vendo muitos peixes e tartarugas.

Consideramos a dificuldade desta trilha fácil, talvez se você não esteja habituado a nadar ache um pouco difícil, mas é possível usar colete salva vidas também. É é essencial utilizar nadadeiras, máscara e snorkel. Ao chegar no Morro São José andamos um pouco sobre pedras e então chegamos em uma piscina natural maravilhosa com fundo esverdeado e uma vista incrível, esta piscina só aparece na maré baixa por isso é importante você respeitar o horário do agendamento.

Após a trilha, almoçamos no Restaurante Corveta, que fica na praça Flamboyant e durante a tarde realizamos mais um mergulho, dessa vez com a empresa Águas Claras, que é uma das maiores operadores de mergulho em Fernando de Noronha.

Neste dia, jantamos no restaurante Teju-Açu, o qual foi uma feliz surpresa, com cozinha molecular, surpreendeu a todos no sabor dos pratos, que são muito bem servidos.

7º Dia

Reservamos este dia para um incrível passeio e almoço no Catamarã  Trovão dos Mares, a empresa busca na própria pousada e se dirige à Praia do Porto, da onde saem todos os barcos. O passeio se inicia às 9h e vai até 14h, com explicações sobre as praias e algumas formações rochosas, como a Pedra do Leão que faz um barulho parecido com o rugido do leão quando ocorre o choque entre a água e as pedras. É realizada uma parada na Baía do Sancho para mergulho e snorkel enquanto o almoço é preparado. Não estávamos esperando muita coisa do almoço, mas ele foi um dos melhores que tivemos nessa viagem, tudo muito fresco e saboroso.

No retorno fizemos o famoso plana sub, que é basicamente uma pranchinha em que você é rebocado pelo barco, podendo afundar e retornar a superfície de acordo com a direção da prancha.

Neste dia, jantamos na Mesa da Ana, que é comandada pela Chef Ana – que estudou em Le Cordon Bleu em Paris – e pelo seu marido Rock, que é responsável por servir os pratos e entreter os 8 ou 10 privilegiados. Como eles recebem apenas poucas pessoas por noite é necessário realizar o agendamento com bastante antecedência, mas vale a pena. A experiência se torna única pois há apenas uma mesa que é compartilhada e fica no próprio quintal onde parte do que é servido é plantado e cultivado. Isso tudo torna o ambiente muito intimista e aconchegante, além do que o Rock que conta diversas histórias da ilha. A comida é excelente e exótica, vale outro post só sobre este jantar.

8º Dia

Já nos últimos dias de viagens, resolvemos tomar café da manhã na famosa Pousada Zé Maria, já que optamos por não participar do festival gastronômico. Café da manhã delicioso, com direito a omelete e tapioca – inclusive de nutella – preparadas na hora e lugar também lindo, com muita natureza. Após passamos o dia de buenas na Praia Cacimba do Padre, onde realizamos snorkel até a Baía dos Porcos e curtimos um pouco o sol de Noronha. Almoçamos por lá mesmo um peixe feito na grelhado na folha de bananeira.

No fim da tarde, realizamos o mergulho noturno com a empresa Águas Claras e foi uma experiência incrível, pensei que seria apavorante, mas nem foi tanto (kkk). A lanterna proporciona ver outras cores no fundo do mar, além é claro de ver animais com hábitos mais noturnos, em nosso mergulho vimos uma arraia bem grande, uma tartaruga gigante dormindo, um tubarão e alguns peixes. Além, é claro, de um céu estrelado.

Jantamos novamente no Restaurante Cacimba Bistrô e depois – mesmo mortos com farofa – curtimos a quinta do reggae no Muzenza.

9º Dia

Em nosso último dia inteiro em Fernando de Noronha, pela parte da manhã andamos pelo Centro Histórico que fica na Vila dos Remédios, a fim de bater fotos e conhecer o Forte.  O local é lindo pois conserva algumas construções antigas, a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios foi construída em 1722 pelo portugueses, há também o Palácio de São Miguel, por sua vez, erguido em 1947 sobre as ruínas da antiga diretoria do presídio – Noronha já foi presídio –, bem como o Forte de Nossa Senhora dos Remédios, de 1937, que tem estratégica localização para defender a ilha.

Decidimos voltar no Restaurante Varandas para o almoço, pois a vista do local durante o dia é linda, e não nos arrependemos, atendimento muito bom e comida excelente.

Pela tarde, para fechar a nossa estada no Paraíso de forma inesquecível, realizamos um passeio de lancha do Dipeto, com jantar e entardecer no mar. O passeio de inicia na Praia do Porto, já na praia do cachorro o Dipeto coloca uma isca no mar, e vai passando pelas praias do mar de dentro até a Praia do Sancho. Se você tiver sorte como nós algum peixe pegará a isca e você terá a oportunidade de jantar um peixe fresquinho. No passeio é possível fazer o planasub e em um momento alguns golfinhos nos acompanharam. Já no final, a lancha foi ancorada na Praia do Meio e lá o Dipeto preparou o nosso jantar, alguns peixes na brasa, uma saladinha e pães, jantar delicioso com um entardecer mais incrível ainda.

10º Dia

Último dia da ilha, decidimos assistir ao nascer do sol na Praia do Leão e depois passamos a manhã na Praia do Cachorro, pois ficava pertinho da nossa Pousada.

Infelizmente a hora de ir embora tem que chegar em algum momento, mas devo dizer se você ainda não foi a Noronha coloque na sua lista, você tem que conhecer esse Paraíso! Nós com certeza voltaremos. E, provavelmente, será na época de Surf!