Oktoberfest em Blumenau-SC

História
Típica festa alemã, a Oktoberfest iniciou em 1984 e desde a primeira edição só vem crescendo.  Na primeira Oktoberfest, em apenas 10 dias de festa, 102 mil pessoas foram ao antigo Pavilhão A da Proeb, o consumo de chope foi de quase um litro por pessoa. No ano seguinte, o evento passou então a ser realizado em dois pavilhões. Já na terceira edição, tornou-se necessário a construção de mais um pavilhão e a utilização do ginásio de esportes Sebastião da Cruz – o Galegão – para abrigar os turistas vindos de várias partes do Brasil, principalmente da região Sudeste, e também de países vizinhos. Este evento acabou fazendo de Blumenau um dos principais destino turístico de Santa Catarina no mês de outubro, mas a Oktoberfest não é só cerveja. É folclore, memória e tradição. Durante 19 dias de festa os blumenauenses mostram para todo o Brasil a sua riqueza cultural, revelada pelo amor à música, à dança e à gastronomia típica, que preservam os costumes dos antepassados vindos da Alemanha para formar colônias na região Sul. A cultura germânica é percebida pela qualidade da festa, dos serviços oferecidos, através de sociedades esportivas, recreativas e culturais, dos clubes de caça e tiro e dos grupos de danças folclóricas. Todos eles dão um colorido especial ao evento, nas apresentações, nos desfiles pelo centro da cidade e nos pavilhões da festa por onde circulam, animando os turistas e ostentando, orgulhosos, os seus trajes típicos.
*Informações retiradas do site oficial, aqui.
Dicas
Desfile: a parte que eu mais gosto da Oktoberfest são os o desfile, que ocorrem todas as quartas às 19h30 e sábados às 16h (se não chover), na rua XV de Novembro, Centro de Blumenau. É incrível como os participantes são dedicados e capricham nas roupas, carros e brinquedos que são apresentados no desfile. Chegue pelo menos meia hora antes para garantir um local pertinho da grade. Vale a pena ir conferir!!!
Horário: Nós somos mais tranquilos nessa vida de “baladas”, então normalmente optamos por ir ou durante a semana jantar ou nos fins de semana mais cedo, por voltas das 17h/18h e ir embora antes das 22h. Isto porque, depois desse horário o ambiente fica muito cheio e claro, em uma festa que é tradicional pelo chopp, as pessoas já estão mais “altas” pelo consumo da bebida. Claro que isso vai depender do estilo de cada um. Em alguns anos ficamos em Camarote, aí o horário não influencia muito, porque você fica em uma área mais restrita, só é ruim para sair do local.
Gastronomia: A comida típica alemã é muito boa, todos os restaurantes são ótimos e os lanches também sempre agradam, não deixe de experimentar a famosa batata recheada.
Ingresso: Compre o seu ingresso antecipadamente, pois antigamente não havia  (ou não era observado) a capacidade máxima de pessoas, mas atualmente este limite é respeitado. Compre aqui.
Fotos retiradas do site oficial
Fotos autorais

— ♥ —

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s